Política

Datafolha: a 3 dias da eleição, Lula tem 50% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

O PT mantém otimismo sobre a chance de triunfo no domingo 2, mas reforça, nos bastidores, a luta para evitar um clima de ‘já ganhou’

Fotos: Ricardo Stuckert e MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira 29 mostra que, a três dias da eleição presidencial, Lula (PT) tem 50% dos votos válidos e pode vencer a disputa no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36% na contagem.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 48% e 52%. Para triunfar na primeira rodada, em 2 de outubro, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.

Na rodada anterior, publicada em 22 de setembro, o petista também marcava 50% dos votos válidos, contra 35% do ex-capitão.

Ciro Gomes (PDT) tem 6% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet (MDB) anota 5%.

Na projeção de um eventual segundo turno, Lula mantém uma vantagem de 15 pontos sobre Bolsonaro: 54% a 39%.

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-09479/2022.

Como mostrou CartaCapital, o PT mantém o otimismo sobre a possibilidade de Lula triunfar no primeiro turno, mas reforça, nos bastidores, a luta para evitar um clima de “já ganhou”.

Ciente dos riscos de não obter o triunfo na primeira etapa – dada a incerteza sobre o nível de abstenção -, o partido centrou a estratégia dos últimos dias na intensificação da busca pelo “voto útil”.

À reportagem, Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, avaliou que a campanha está “preparada para o baixo nível” de Bolsonaro nas próximas horas e aposta em “um movimento crescente de voto em Lula”.

“Eu, como dirigente nacional do PT e alguém que está na rua, tenho grande expectativa por uma vitória no primeiro turno”, disse o dirigente petista. “Está muito difícil qualquer reversão de expectativa. Há um movimento concreto do eleitorado para resolver as eleições no primeiro turno.”

A divulgação de notícias falsas contra Lula por bolsonaristas também é uma preocupação do partido nas horas derradeiras da campanha. O PT monitora a situação de perto e mantém os olhos abertos para os riscos de violência política.

“Nossa militância irá para as urnas sem se constranger com a onda de fake news e sem se constranger com a tentativa de intimidação por parte do presidente delinquente”, afirmou o deputado Paulo Teixeira (SP), integrante da Comissão Executiva Nacional. “Nesses últimos dois dias a nossa militância está concentrada em virar voto e garantir a vitória de Lula no primeiro turno.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo