Mundo

Príncipe Harry e Meghan vão renunciar a títulos de nobreza

O duque e a duquesa de Sussex também devolverão 2,4 milhões de libras aos contribuintes britânicos

Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
Apoie Siga-nos no

O Príncipe Harry e sua esposa Meghan, duquesa de Sussex, vão renunciar a seus títulos de nobreza e devolverão 2,4 milhões de libras (R$ 13 milhões) do tesouro público gastos na reforma de sua casa em Berkshire. A decisão foi anunciada neste sábado 18.

“O duque e a duquesa de Sussex não usarão mais o título de Alteza Real, pois não são mais membros ativos da família real”, informou o Palácio de Buckingham.

Além disso, o casal deixará de receber dinheiro público, concretizando a decisão de não serem mais membros ativos da família real britânica.

Não foram informadas quais as medidas de segurança estariam em vigor para o casal real.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, a rainha Elisabeth 2ª disse estar satisfeita pelo casal ter “encontrado um caminho construtivo e solidário” e acrescentou que “Harry, Meghan e Archie serão sempre membros muito amados da família”.

As decisões anunciadas neste sábado devem passar a valer a partir do final de março. O anúncio marca a conclusão de conversas sobre o futuro do casal como membros seniores da família real.

Casal anunciou saída no começo de janeiro

No dia 8 de janeiro, o príncipe Harry e Meghan anunciaram que renunciariam ao seu papel na família real britânica para obter independência financeira e passar parte do ano na América do Norte.

A decisão, divulgada sem avisar com antecedência a rainha, ou Charles, e o fato de não renunciarem a títulos ou privilégios nobres, como sua residência ou seu serviço de segurança do estado, provocaram polêmica no Reino Unido e deflagraram um debate sobre se a decisão foi influenciada por um tratamento racista contra Meghan por parte da imprensa sensacionalista britânica.

Em uma reunião de família na última segunda-feira na residência real de Sandringham, no leste da Inglaterra, a rainha Elizabeth, 93, concordou em realizar um período de transição para que o príncipe possa abandonar gradualmente seu papel na realeza.

Na terça, a duquesa de Sussex reapareceu em público na cidade canadense de Vancouver, onde visitou o Downtown Eastside Women’s Center, uma instituição que ajuda mulheres e crianças em dificuldade.

Na quinta, foi Harry quem fez sua primeira aparição pública desde o anúncio. Ele presidiu o sorteio da Copa do Mundo de Rúgbi de 2021, realizada no Palácio Real.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo