Saúde

Exames descartam Covid-19 em familiares de paciente contaminado

Casos suspeitos em São Paulo caíram de 85 para 66, segundo informações da secretaria estadual de Saúde

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Exames laboratoriais feitos em três familiares do homem infectado com coronavírus em São Paulo descartaram a possibilidade de contaminação, segundo informou nesta sexta-feira 28 o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Essas pessoas levantavam suspeita por terem tido contato com paciente, em um almoço familiar no último domingo 23.

De quinta para sexta, os casos suspeitos diminuíram de 85 para 66. Destes, 15 foram descartados laboratorialmente, 22 foram excluídos porque não preenchiam a critérios da OMS (febre, tosse ou coriza e que tenha passado por um dos países ou contato com caso confirmado) e 18 suspeitos novos foram incluídos.

Após a confirmação do caso, o governo estadual anunciou a criação de um centro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado. A função do centro de contingência será coordenar ações contra a propagação do Covid-19. O grupo será presidido pelo infectologista David Uip e contará com profissionais do Instituto Butantan e médicos das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O governo estadual também informou que irá lançar uma cartilha de orientação e prevenção do coronavírus em cinco idiomas – português, inglês, espanhol, italiano e chinês – na versão impressa e eletrônica, que será distribuída a partir da próxima semana.

Na quinta-feira 27, o governo federal afirmou que vai antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril. Embora a vacina não proteja contra o novo coronavírus, previne tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). Por essa razão, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo