Mundo

Entidades se mobilizam na ONU por apoio internacional contra Bolsonaro

Organizações nacionais e internacionais apresentam denúncia contra ações que ‘corroem o estado de direito e a democracia no país’

Bolsonaro na ONU (Foto: Johannes EISELE/AFP)
Apoie Siga-nos no

Mais de 80 entidades nacionais e internacionais se uniram contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e pediram apoio internacional contra o ex-capitão. Segundo o colunista Jamil Chade, do UOL, a Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Vladimir Herzog, Amazon Watch, Conselho Indigenista Missionário, Society for Threatened Peoples e Conectas, entre outras, assinaram o documento apresentado nesta terça-feira 10, em Genebra.

Ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, as entidades afirmam que o Brasil vive graves ataques que “corroem o estado de direito e a democracia no País”. “Chamamos a comunidade internacional a dar urgente atenção e a desenvolver ações incisivas ante esse grave quadro de direitos humanos no Brasil”, pediram.

A denúncia citou diversas ações do governo, em diferentes esferas. O ataque à imprensa, o aumento da desigualdade social, a quebra do laicismo do Estado e a negação de políticas de gênero e de igualdade racial foram mencionados.

Entre as jornalistas citadas estão Constança Rezende, Patricia Campos Mello, Vera Magalhães e Miriam Leitão. “Elas são vítimas de uma campanha de difamação, especialmente através das mídias sociais, que tem sido apoiada publicamente pelo presidente, importantes autoridades e membros do Congresso brasileiro”, declarou.

Apenas em 2019, mais de 35 denúncias internacionais foram apresentadas contra o governo na ONU, o que colabora para a piora da imagem do Brasil diante do mundo.

Em 2020, durante a sessão do Conselho de Direitos Humanos, os ataques ganharam força, com relatores da ONU, ativistas e indígenas se alternando em duras críticas contra o Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo