Mundo

Após cancelar debate virtual, Trump confirma mais dois comícios

Neste sábado, o presidente também deve fazer um pronunciamento na Casa Branca

Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizará dois comícios de campanha adicionais ao já anunciado na próxima semana, informou neste sábado 10 sua equipe de campanha, apesar das preocupações sobre seu estado de saúde após contrair o coronavírus.

Depois de um primeiro evento na segunda-feira na Flórida, Trump se encontrará com seus apoiadores na terça-feira na Pensilvânia, um estado chave para o presidente que busca a reeleição, e na quarta-feira em Iowa, de acordo com sua campanha.

A três semanas da votação, Trump, de 74 anos, garantiu que o tratamento experimental que recebeu “é uma cura” para o novo coronavírus e anunciou dois eventos públicos – neste sábado em Washington e na segunda-feira na Flórida.

Na tentativa de transmitir uma imagem de força, Trump se recusou a participar do debate programado para a próxima semana contra seu adversário democrata, Joe Biden, depois que os organizadores mudaram para um formato online devido ao coronavírus.

A comissão encarregada de organizar os debates anunciou posteriormente o cancelamento do debate do dia 15, havendo apenas um encontro presencial entre os dois antes das eleições, no dia 22 de outubro.

O cancelamento gerou uma série de acusações do lado republicano. O diretor de comunicação da campanha de Trump, Tim Murtaugh, disse que “não há razão médica para interromper” o debate de 15 de outubro.

Afetado por sua hospitalização de três noites na semana passada, o presidente está empenhado numa tentativa frenética de recuperar o terreno de Biden, que as pesquisas apontam como o favorito.

Na sexta-feira, não parou de fazer campanha afirmando, falsamente, que a covid-19 já tem uma cura. Também garantiu que os médicos lhe disseram que ele esteve perto de morrer no pior momento de seu tratamento contra o coronavírus, que deixou mais de 213.000 mortos nos Estados Unidos.

Uma autoridade do governo informou que o discurso deste sábado giraria em torno do tópico favorito de Trump, “lei e ordem”. O público estará no jardim sul da Casa Branca, enquanto o presidente falará do balcão da varanda.

Uma fonte com conhecimento do planejamento do evento disse que todos os participantes serão obrigados a usar máscara e terão suas temperaturas medidas.

*Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo