Política

Maia critica pressão do governo e diz que Câmara elegerá ‘candidato independente’

‘Achar que deputado está à venda por emendas é antidemocrático’, disse o presidente da Casa nesta sexta-feira 11

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a criticar a atuação do governo na eleição da Mesa Diretora da Casa, marcada para 1º de fevereiro. O Estadão mostrou, nesta sexta-feira 11, que a Secretaria de Governo, do ministro Luís Eduardo Ramos, tem agido em defesa da eleição do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) para a presidência da Câmara. De lá, deputados saem com promessas de emendas parlamentares, algumas além daquelas a que já têm direito, e de cargos a preencher em seus redutos eleitorais.

“Achar que deputado está à venda por emendas é antidemocrático”, disse Maia durante participação no 19º Fórum Empresarial LIDE.

“Tenho certeza que a Câmara será muito maior do que isso e elegerá candidato independente”, acrescentou.

“Todas essas disputas políticas, inclusive sucessão no Congresso podem nos levar a dificuldades que não temos hoje”, afirmou.

Maia afirmou ainda que o próprio governo obstruiu sua pauta nos últimos meses. Partidos da base barraram a realização das votações durante outubro devido a uma disputa que tinha como pano de fundo a eleição da Câmara.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo