Mundo

Fox News cancela programa de apresentador pró-Trump Lou Dobbs

O apresentador divulgou de maneira incansável as acusações de fraude eleitoral repetidas por Trump sem qualquer prova

DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA. FOTO: JIM WATSON/AFP
Apoie Siga-nos no

O canal Fox News cancelou o programa de Lou Dobbs, um apresentador de direita com histórico de divulgação de teorias da conspiração e um dos mais fervorosos partidários do ex-presidente Donald Trump na imprensa americana.

A decisão foi anunciada na sexta-feira, um dia depois do processo apresentado contra a Fox News e Dobbs por difamação pela empresa de tecnologia de votação Smartmatic, que pede 2,7 bilhões de dólares da emissora por promover alegações falsas de que a companhia teve envolvimento em uma fraude nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

“Como afirmamos em outubro, a Fox News Media considera regularmente mudanças em sua programação e planos foram implementados para lançar novos formatos da maneira correspondente após as eleições, inclusive na Fox Business”, afirmou à AFP um porta-voz do canal.

O cancelamento do programa Lou Dobbs Tonight “é parte das mudanças planejadas”, completou.

Depois das eleições presidenciais vencidas pelo democrata Joe Biden, o apresentador de 75 anos divulgou de maneira incansável as acusações de fraude eleitoral repetidas por Trump sem qualquer prova.

Ele convidou para seu programa a advogada Sidney Powell, integrante da equipe legal de Trump, que afirmou de maneira falsa que as máquinas de votação mudaram votos de Trump para Biden.

Também foi um dos primeiros a aderir às falsas acusações de que o ex-presidente Barack Obama não nasceu nos Estados Unidos, o que o deixaria inelegível para o cargo.

“Lou Dobbs foi e é grande”, afirmou Trump em um comunicado. Tinha um grande número de leais seguidores que estarão atentos a seu próximo passo, incluindo eu”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo