Sociedade

Garcia defende tratamento precoce da Prevent Senior e é desmentido ao vivo

Esta é a segunda vez que o bolsonarista é corrigido ao vivo pela emissora

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O comentarista Alexandre Garcia, da CNNBrasil, voltou a ser corrigido ao vivo pela emissora após defender nesta sexta-feira 24 o tratamento precoce usado pela Prevent Senior.

Garcia afirmou que o tratamento precoce e o ‘kit covid’ usados pelo plano teriam salvado milhares de vidas. Ao final do comentário, foi desmentido pela apresentadora Elisa Veeck que destacou que a posição defendida pelo comentarista não tem base científica.

“Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a Covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia”, afirmou a apresentadora.

A operadora de saúde defendida por Garcia é investigada pela CPI da Covid justamente por ter fraudado números de óbitos para defender a eficácia do tratamento precoce. A Prevent Senior teria usado idosos como cobaias em seus estudos, causando mortes de pacientes que tiveram, posteriormente, a causa do óbito adulterada para mascarar os dados.  O estudo fraudulento foi usado para defender o tratamento ineficaz.

O caso ganhou ainda mais repercussão com a confirmação do diretor da Prevent Senior de que alterou os códigos de identificação de pacientes com Covid-19 após 14 dias. Uma das certidões de óbitos fraudadas pelo plano de saúde é de Regina Hang, mãe do empresário bolsonarista Luciano Hang, convocado pela CPI.

Histórico de Garcia

Esta é a segunda vez que o bolsonarista é corrigido ao vivo pela emissora. Em agosto deste ano, Garcia afirmou que os mais jovens não deveriam ser vacinados, segundo as estatísticas. A emissora então retornou ao estúdio com a informação confirmada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia corrigindo o apresentador.

Em outra ocasião, Garcia se desentendeu com outro apresentador da CNN, Rafael Colombo, que o contrariou em uma opinião sobre Bolsonaro. No episódio, o comentarista defendia que o presidente pudesse proibir governadores de estabelecer políticas de isolamento. Ao ser contrariado, disse irritado que ‘não estava sendo entrevistado’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo