Mundo

Biden, sobre Putin: ‘Pelo amor de Deus, ele não pode permanecer no poder’

O norte-americano também disse que o mundo deve se preparar para uma ‘longa luta’ entre ‘democracia e autocracia’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado 26 que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “não pode permanecer no poder”. A declaração ocorreu em Varsóvia, na Polônia, em meio ao conflito na Ucrânia.

“Nós teremos um futuro diferente, um futuro mais brilhante arraigado na democracia e, principalmente, em esperança e luz”, prosseguiu Biden. “Pelo amor de Deus, este homem não pode permanecer no poder.”

O mandatário norte-americano também disse que o mundo deve se preparar para uma “longa luta” entre “democracia e autocracia”, em referência à invasão russa da Ucrânia, e reafirmou seu apoio a Kiev.

Segundo ele, a Rússia “estrangulou a democracia [em seu território] e tentou fazê-lo em outros lugares”. O presidente norte-americano afirmou ver a resistência da Ucrânia contra as forças de Putin como parte de uma “grande batalha pela liberdade” e emendou: “Estamos com vocês”.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo