Editorial

assine e leia

A guerra sem santos e heróis

Todo conflito bélico é sempre injusto, proclama o papa Francisco, e os contendores têm culpa no cartório

Este é um hipócrita irredutível - Imagem: Nicholas Kamm/AFP
Apoie Siga-nos no

Disputas de poder entre dois contendores amiúde desandam em conflito aberto. No caso da guerra declarada por Vladimir Putin, rechaçada pelos ucranianos e por várias medidas tomadas para alargar a Otan, passa a configurar um ato de violência exemplar a seu modo. Razão tem o papa Francisco: toda guerra é injusta. O que também significa que as responsabilidades pela injustiça devem ser repartidas pelos envolvidos. Na situação atual, ofenderia a própria razão acreditar que Putin é o Mal e Biden, o Bem.

O presidente dos Estados Unidos é um hipócrita. Às costas dele desenrola-se uma história sem par de prepotência e violência. A Doutrina Monroe é de 1823 e assim se chama porque foi anunciada pelo presidente americano James Monroe, já vencida a guerra de independência e, recentíssima, a Presidência de Thomas Jefferson, considerado o principal entre os pais da democracia estadunidense. Diga-se que ele dormia com as suas escravas, donde a hipocrisia não é apenas do atual presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo