Sustentabilidade

Produção de soja já ocupa 10% do Cerrado brasileiro, aponta o MapBiomas

A monocultura avançou sobre a vegetação nativa principalmente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Créditos: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

Entre 1985 e 2021, as lavouras de soja no Cerrado cresceram 1443% e, hoje, ocupam quase 20 milhões de hectares. Esses números correspondem a 10% do bioma, segundo levantamento recente da plataforma MapBiomas.

Ainda segundo o levantamento, apenas metade do bioma (53,1%) continua mantendo a vegetação nativa.

Segundo Dhemerson Conciani, pesquisador do IPAM, o Cerrado passa por dois processos simultâneos de transformação. “Por um lado, áreas já antropizadas, de pastagens, convertem-se em lavouras. Por outro, no entanto, vemos as lavouras entrarem diretamente sobre a vegetação nativa”, explica. “Isso indica que o aumento de produção não está se dando graças a melhores práticas e manejo de solo, mas pela abertura de novas áreas de cultivo.”

No entanto, qualquer alteração nas formas de produção dependerá de latifundiários, dado que apenas 12% do território correspondente ao Cerrado está protegido por algum tipo de unidade de conservação ou terra indígena.

Pesquisadores também temem a transformação do bioma em uma região mais quente e seca. 

“Não sabemos o ponto de não retorno do Cerrado”, alerta Julia Shimbo, pesquisadora do IPAM e coordenadora científica do MapBiomas. “Porém, já há evidências do impacto dessa perda de vegetação nativa sobre o clima regional.” 

Até agora, segundo pesquisas, a sojicultura contribuiu para um aumento de quase 1ºC na temperatura da região, diminuindo a umidade em 10%. 

“Mudanças climáticas globais ainda podem agravar esse cenário de aumento de temperatura e redução de chuvas, trazendo prejuízos para a agricultura, o abastecimento de água das cidades e a produção energética do país.”, completa Julia.

Nesta segunda-feira 12, o bioma ganhará um novo sistema de monitoramento de alertas de desmatamento. O Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), é uma parceria do IPAM com a rede MapBiomas e com o LAPIG/UFG.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo