Política

Atlas: Jerônimo amplia vantagem sobre ACM Neto e está próximo de vitória no 1º turno

Após longo histórico de desvantagem, candidato do PT passou a liderar a corrida eleitoral na Bahia nesta reta final de campanha

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ampliou a vantagem sobre ACM Neto (União Brasil) na pesquisa AtlasIntel desta terça-feira 27. O petista tem agora 46,5% das intenções de voto e supera os 39,6% do ex-prefeito de Salvador.

O resultado confirma a virada que deu liderança ao petista na reta final da corrida eleitoral da Bahia e indica que o político tem chances de vencer ACM Neto já no primeiro turno da disputa. Ele está, segundo a pesquisa, com 47,6% dos votos válidos e no limite imposto pela margem de erro para sacramentar a vitória na primeira etapa do pleito.

Na pesquisa é possível ver ainda que o ex-ministro bolsonarista João Roma (PL) está estagnado com 9,9% das intenções de voto. Há ainda 1,5% de menções a Kleber Rosa (PSOL). Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) marcam 0,1% cada.

De acordo com o levantamento desta terça, Jerônimo aparece na dianteira em um eventual segundo turno contra ACM e contra Roma. Na disputa com o ex-prefeito de Salvador, o petista tem 47,7%, contra 46,2%. Já no embate com o bolsonarista, Jerônimo tem 59,7%, ante 20,8% do ex-ministro.

Senador

A pesquisa ainda confirma a vantagem de Otto Alencar (PSD) na disputa pelo Senado Federal. O político, que busca reeleição, aparece com 50,7% das intenções de voto, bem à frente de Cacá Leão (PP), que tem apenas 18,4%. Há ainda 13,9% das menções a Raissa Soares (PL).

A pesquisa

Para chegar aos resultados, a pesquisa entrevistou, digitalmente, 1.600 eleitores da Bahia entre os dias 22 e 26 de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal A Tarde, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BA-04292/2022. Veja a íntegra:

Pesquisa Atlas e A Tarde – Eleições 2022 Bahia (22-26_09_2022)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo