CartaExpressa

Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, declara voto em Lula: ‘tem todos os requisitos para fazer um bom governo’

‘Essa declaração seria até desnecessária, pois óbvia. Mas, o momento político exige posicionamento’, escreveu o jurista

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence é homenageado com a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral Sepúlveda Pertence anunciou neste sábado 1º seu apoio a Lula (PT) no primeiro turno destas eleições.

O jurista é um nome próximo ao ex-presidente, tendo sido seu advogado em diferentes ocasiões. Ainda assim, optou por divulgar uma nota em que reforça que, diante das ameaças, não poderia deixar dúvidas sobre sua decisão:

“É sabido que essa declaração seria até desnecessária, pois óbvia. Mas, o momento político exige posicionamento”, diz Pertence em alusão ao contexto de ameaça democrática imposto por Jair Bolsonaro (PL).

A intenção, evidente, é garantir uma vitória do petista neste domingo 2. Segundo o mais recente levantamento Ipec, divulgado neste sábado, Lula tem 51% dos votos válidos. Para triunfar, precisa superar a marca de 50%.

Ainda no texto, Sepúlveda Pertence destacou alguns dos motivos que o fazem apoiar o petista. O primeiro deles, diz, é a luta pela democracia travada por Lula e testemunhada pessoalmente pelo jurista.

“Conheço Lula há mais de 40 anos. […] A vida nos colocou nas mesmas trincheiras, sendo a maior delas a luta pela democracia”, escreve. “Por tudo isso, atesto que o Lula tem todos os requisitos necessários para fazer um bom governo.”

Por fim, o jurista elenca o reconhecimento mundial ao trabalho do petista em seus dois primeiros mandatos, a capacidade de articulação política de Lula e sua ‘natureza pacificadora’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar