Política

Moraes determina a remoção de publicação que liga Marcola a Lula

A partir de uma matéria do site O Antagonista, Bolsonaro, seus filhos e apoiadores disseminaram que uma das lideranças do PCC havia declarado voto no petista

Imagem: Arquivo/STF e Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou neste domingo 2 a remoção das redes sociais de uma publicação que relaciona o traficante Marcola com o ex-presidente Lula (PT).

A partir de uma matéria do site O Antagonista, publicada às vésperas da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e apoiadores disseminaram que uma das lideranças do PCC havia declarado voto no petista. Na decisão, o magistrado estipulou multa diária de 100 mil reais pelo descumprimento.

Por não permitir a autenticidade do suposto áudio de Marcola, Moraes considerou que se trata de desinformação e disse, ainda, que o traficante está com os direitos políticos suspensos e, portanto, impedido de votar.

“Ocorre que, a partir da leitura da reportagem, não se constata qualquer declaração de voto de Marcola no candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu o ministro ao ressaltar que se trata “da divulgação de fato sabidamente inverídico e descontextualizado”.

Leia a íntegra da decisão:

Liminar Alexandre – O Antagonista

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo