Política

Votação presidencial em Minas Gerais reproduz resultado nacional; compare os números

Estado do Sudeste, historicamente visto como decisivo, foi amostra da apuração registrada em todo o país

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Albari Rosa/AFP
Apoie Siga-nos no

O resultado da eleição presidencial em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, espelha a votação obtida pelos dois candidatos mais votados neste domingo. Os mais de 16,2 milhões de mineiros que foram às urnas no estado deram 48% de votos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 43% para o presidente Jair Bolsonaro (PL), a mesma proporção registrada na apuração nacional, com diferença apenas nas casas decimais. Esse espelhamento também aconteceu com os demais candidatos na disputa, como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Historicamente, o estado é visto como decisivo para as eleições presidenciais não apenas pelo grande número de eleitores, mas também pela tradição de indicar o vencedor. A última vez em que um presidente da República foi eleito no Brasil sem vencer o pleito em Minas Gerais foi há mais de 70 anos, em 1950, com Getúlio Vargas.

Nas eleições deste domingo, Lula teve somente 0,14% a mais no cenário nacional se comparado a Minas, onde registrou 48,29% dos votos. Já Bolsonaro obteve 43,60% no estado, enquanto nacionalmente registrou 43,20%. Com a senadora Simone Tebet, terceira colocada na disputa, a semelhança é ainda mais flagrante: ela teve 4,16% no geral, e marcou somente 0,01% a mais entre os mineiros, onde terminou com 4,17%. Ciro Gomes, que conseguiu 3,04% dos votos, marcou 2,58% no recorte mineiro.

Compare:

Minas Gerais

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48,29%

Jair Bolsonaro (PL): 43,60%

Simone Tebet (MDB): 4,17%

Ciro Gomes (PDT): 2,58%

Soraya Thronicke (União), Felipe D’Ávila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Constituinte Eymael (DC) não chegaram a 1%.

Brasil:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48,43%

Jair Bolsonaro (PL): 43,20%

Simone Tebet (MDB): 4,16%

Ciro Gomes (PDT): 3,04%

Soraya Thronicke (União), Felipe D’Ávila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Constituinte Eymael (DC) não chegaram a 1%.

Zema é reeleito governador

Para o governo do estado, Romeu Zema (Novo), foi reeleito neste domingo para mais um mandato no cargo. Confirmando o favoritismo que tinha desde o início da disputa, o chefe do Executivo mineiro foi reconduzido ao Palácio Tiradentes já no primeiro turno, com 56% dos votos. Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 35%. Mesmo com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-alcaide não teve força suficiente para levar a disputa ao segundo turno.

Em terceiro lugar está o senador bolsonarista Carlos Viana (PL), com 7%. Apesar de ter sido lançado como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, o parlamentar foi abandonado pelo aliado e amargou a colocação atrás de Zema e Kalil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo