CartaExpressa

Chanceler de Lula anuncia Maria Laura da Rocha como secretária-geral do Itamaraty

O cargo é o segundo mais importante na hierarquia do ministério

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Mauro Vieira, futuro ministro das Relações Exteriores no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quarta-feira 14 que a embaixadora Maria Laura da Rocha será a primeira mulher a chefiar a Secretaria-Geral do Itamaraty, número dois na linha de comando da pasta. 

Rocha está na carreira diplomática desde 1978 e atualmente é embaixadora do Brasil na Romênia. Entre 2008 e 2011, foi chefe de Gabinete do Ministério das Relações Exteriores. 

Ela trabalhou também como ministra-conselheira na Embaixada em Paris e como representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Além disso, foi delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

No anúncio, o futuro chanceler também declarou que seu chefe de gabinete será Ricardo Monteiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.