Mundo

assine e leia

A hora da verdade

Donald Trump teme ser preso. O ex-presidente tem motivos de sobra para acreditar nessa possibilidade

O republicano enfrenta três processos – Imagem: Tia Duford/Official White House
Apoie Siga-nos no

Donald Trump está com medo. Após anos a zombar da Justiça, o ex-presidente dos Estados Unidos tem um encontro marcado com o passado de fraudes e mentiras. O líder republicano parece ter entendido o tamanho da encrenca. Nos últimos dias, Trump recorreu à sua plataforma digital, a Truth Social, para compartilhar mensagens de apoio de aliados. No sábado 18, convocou seguidores a protestar nas ruas e afirmou que temia ser preso na terça-feira 21. Não foi, mas ainda assim tem motivos suficientes para acreditar que será.

Antes de perder as eleições presidenciais para Joe Biden, em 2020, Trump havia virado alvo de investigações por crimes que podem colocá-lo na cadeia e enterrar as chances de uma possível recandidatura em 2024. Nas últimas semanas, um dos processos ganhou destaque e pode entrar para a história como o primeiro caso de indiciamento criminal a ser aberto contra um ex-presidente dos EUA. O inquérito está repleto de detalhes sórdidos e tem em destaque a atriz pornô Stormy Daniels.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo