CartaExpressa

Interior e litoral de São Paulo registram pequenos tremores de terra

A Defesa Civil de São Paulo confirmou a ocorrência de dois abalos

Apoie Siga-nos no

Tremores de terra foram sentidos pela manhã desta sexta-feira 16 no litoral de São Paulo e cidades do Vale do Ribeira, no interior do estado. 

O Instituto de Sismologia da USP notificou um terremoto de magnitude 3,9 na região de Itariri, a 30 quilômetros da cidade de Miracatu, às 8h11. A Defesa Civil de São Paulo confirmou a ocorrência de dois abalos.

Pelas redes sociais, moradores de diversas cidades reportaram os tremores, sentido inclusive na capital paulista. Não há, ainda, informações sobre a causa dos abalos.

Pela manhã, o sistema de alerta de terremotos do sistema operacional Android, do Google, emitiu um alerta sobre possíveis tremores de magnitude de 4,9 na escala Richter – de acordo com a escala, esse tipo de tremor pode ser sentido, mas raramente causa danos de maior impacto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar