CartaCapital

assine e leia

A Semana: Desespero golpista

Carla Zambelli encomendou invasão de urnas eletrônicas, diz hacker à PF

Delgatti falhou na missão e atestou a segurança do sistema eleitoral – Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Responsável por expor o conluio do ex-juiz Sergio Moro com procuradores da Lava Jato para prender Lula a qualquer custo, o hacker Walter Delgatti Netto afirmou à Polícia Federal que a deputada Carla Zambelli, do PSL paulista, o acionou para invadir as urnas eletrônicas, bem como a conta de e-mail e o telefone de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal e então presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

O pedido foi feito, segundo o hacker, durante um encontro sigiloso na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, em setembro de 2022. Com Lula na dianteira nas pesquisas, o então presidente Jair Bolsonaro apelava para a fake news de que o sistema eleitoral estava vulnerável a fraudes. De acordo com a jornalista ­Andrea Sadi, da GloboNews, ­Delgatti admitiu não ter conseguido acessar as urnas nem o celular de Moares. Tampouco achou algo comprometedor na conta de e-mail do magistrado, à qual teve acesso em 2019.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo