CartaExpressa

Lançamento do Novo PAC fica para agosto, após a volta dos trabalhos no Congresso

Inicialmente, o Palácio do Planalto previa lançar o programa em abril e, desde então, ele foi adiado pelo menos outras duas vezes

O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) adiou o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento para o início de agosto. A ideia, segundo auxiliares do petista, é esperar o retorno das atividades no Congresso para anunciar os investimentos.

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse a jornalistas em Feira de Santana, no interior da Bahia, que o plano inicial era lançar o programa na última semana de julho.

De acordo com Rui, o valor total do investimento na primeira etapa do PAC atingirá cerca de 60 bilhões de reais.

O novo programa pretende retomar obras paralisadas e integrar parcerias público-privadas a projetos federais. Também serão incentivados investimentos e obras que visem a transição energética, entre outros pontos.

A Casa Civil previa lançar o programa em abril e, desde então, ele foi adiado pelo menos outras duas vezes. À época, o lançamento foi postergado em razão das discussões sobre o arcabouço fiscal no Congresso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo