CartaCapital

assine e leia

Vaza Jato/ Pena de homicida

O hacker Walter Delgatti Neto é condenado a 20 anos de prisão

A dura sentença veio logo após o hacker implicar Bolsonaro na CPI do 8 de Janeiro – Imagem: Marcos Oliveira/Ag. Senado
Apoie Siga-nos no

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, condenou na ­segunda-feira 21 o hacker Walter ­Delgatti a 20 anos de prisão no âmbito da Operação ­Spoofing. Os crimes atribuídos a Delgatti incluem invasão de dispositivo informático, organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação de comunicações, razão da elevada pena, comparável àquela de quem pratica um homicídio doloso. A decisão atinge ainda outros seis acusados pela invasão de celulares de autoridades, a exemplo dos procuradores da finada Operação Lava Jato.

A ação dos hackers deu origem à série de reportagens conhecida como “Vaza Jato”, publicada pelo site Intercept em parceria com vários veículos de comunicação. As matérias expuseram o conluio da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, liderada por Deltan Dallagnol, com o então juiz Sergio Moro, para prender Lula a qualquer custo. O magistrado chegou a indicar uma testemunha contra o presidente, a pedir a inclusão de uma prova contra outro réu e a propor uma inversão de fases da operação.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo