Economia

assine e leia

Trombadas geoeconômicas

O jogo de espelhos liberalismo versus protecionismo

Na Conferência de Bretton Woods, Keynes e White rejeitaram o mercado autorregulado e a livre movimentação de capitais – Imagem: Arquivo/FMI
Apoie Siga-nos no

Em artigo recente publicado no Project Syndicate, o economista Dani Rodrik discorreu a respeito da oposição liberalismo versus protecionismo.

“‘A era do livre-comércio parece ter acabado. Como a economia mundial se sairá sob o protecionismo?’ Esta é uma das perguntas mais comuns que ouço hoje em dia. Mas a distinção entre livre-comércio e protecionismo (como a entre mercados e Estado, ou mercantilismo e liberalismo) não é especialmente útil para entender a economia global. Não só deturpa a história recente, como também interpreta mal as transições políticas de hoje e as condições necessárias para uma economia global saudável.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo