Sociedade

Ondas de calor provocam alerta vermelho em 9 estados; veja quais

O aviso é válido até às 18 horas do domingo

Termômetro de rua na Tijuca registra a onda de calor que atinge a cidade do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” devido ao calor excessivo que se espera para os próximos dias, com temperaturas máximas 5°C acima da média do mês, por mais de 5 dias.

O alerta foi emitido para nove estados: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O aviso é válido até domingo às 18h. 

O alerta vermelho é valido até domingo (24). — Foto: Reprodução/INMET O alerta vermelho é valido até domingo (24). — Foto: Reprodução/INMET

Segundo o Inmute, o alerta vermelho é emitido quando se espera um “fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

O alerta acontece quando o País vive uma onde atípica de calor, que deverá ter o seu ápice no fim de semana. 

O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo