Cultura

assine e leia

De volta ao começo

Após 50 anos de sua saída do Oficina, Renato Borghi sobe ao palco do Bexiga com uma colagem de textos de Brecht

Espelhados. O Que Nos Mantém Vivos? dialoga com a história do Teatro Oficina (acima) e com a trajetória de Borghi – Imagem: Nelson Kon e Ricardo Boni
Apoie Siga-nos no

Nesta sexta-feira 29, quando ocupar o centro do ­Teatro Oficina para encenar O Que Nos Mantém ­Vivos?, Renato Borghi não estará apenas iniciando mais uma entre as tantas temporadas que, ao longo da carreira, apresentou em São Paulo. O ator carioca de 86 anos, radicado desde 1955 em São Paulo, estará revivendo um pedaço central de sua história.

Exatos 50 anos atrás, ele dizia adeus a esse mesmo palco, onde ergueu as bases de sua trajetória, e nunca mais voltaria a ­atuar ali. Mas veio então, em julho passado, a trágica morte do amigo José Celso ­Martinez Corrêa (1937-2023) e o retorno, até então improvável, tornou-se uma urgência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo