CartaExpressa

MPF do Paraná vai apurar suposto uso de veículo nazista em desfile de 7 de Setembro

MPF quer saber se o proprietário foi identificado e quais as providências (cíveis e criminais) foram adotadas

Veículo construído para militares da Alemanha nazista teria sido usado no desfile. Imagem: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria da República no Paraná decidiu instaurar um procedimento administrativo para investigar o suposto uso de um veículo usado por militares da Alemanha nazista no desfile de 7 de Setembro, em Curitiba, por parte do Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro.

O documento que determina a investigação foi publicado no dia 17 de janeiro e é assinado pela procuradora Hayssa Kyrie Medeiros Jardim.

O MPF quer apurar imagens que circularam nas redes sociais que mostram a exposição de um veículo do modelo Volkswagen Kübelwagen.

Esse veículo foi construído pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial para uso pelos militares da Alemanha nazista.

No documento, a defensora pediu para o secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Paraná apurar se o veículo realmente foi exibido no desfile de 7 de Setembro.

Além disso, o MPF quer saber se o proprietário foi identificado e quais as providências (cíveis e criminais) foram adotadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo