Educação

Lula anuncia a construção de novo campus do Instituto Federal de Brasília

A unidade será construída no Sol Nascente, região administrativa de DF

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) lançou nesta quinta-feira 11 a pedra fundamental a marcar o início da construção do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília

Com mais de 87 mil habitantes, Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal, é considerada uma das maiores favelas do Brasil, de acordo com dados da prévia Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022. 

A expectativa é que a unidade atenda 1.400 alunos com cursos técnicos integrados ao ensino médio. O presidente afirmou que pretende retornar ao local para ministrar uma aula inaugural em até um ano. 

A construção ocorrerá por meio do Novo PAC. O terreno, de 17 mil metros quadrados, foi cedido pela Terracap, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal.

O campus é parte das 100 novas unidades de instituições federais de ensino que Lula pretende inaugurar até o fim do mandato, em 2026. Atualmente, a rede conta com 682 unidades.

Participaram da cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), além de deputados distritais e federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo