Sociedade

Rio Grande do Sul tem novo alerta de chuvas nesta semana

No domingo, o estado confirmou a 173ª morte causada pelas chuvas

Foto: Nelson ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na noite deste domingo 9, um novo alerta contendo a possibilidade de novas chuvas no estado nos próximos dias.

De acordo com a entidade, os temporais devem chegar ao Rio Grande do Sul na sexta-feira 14 e seguir durante todo o final de semana. A Defesa Civil e a Sala de Situação do estado monitoram, também, o avanço de uma frente fria.

A previsão, de acordo com os modelos da Sala de Situação neste domingo, é que os volumes acumulados para o período de 14 a 17 (próxima segunda-feira) sejam de 50 a 120 milímetros nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos.

Em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor: entre 45 e 75 mm.

“Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informa a Defesa Civil.

173 mortes

Depois de dias sem registro de mortes, o RS confirmou um novo óbito causado pelas chuvas. O estado tem, agora, 173 mortes desde o início das enchentes. Há, neste momento, 38 desaparecidos.

No sábado 8, a cidade de Porto Alegre voltou a ter 100% de abastecimento de água pela primeira vez desde o início das enchentes no município.

(Com informações de Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo