Economia

assine e leia

Limpa e confiável

Gestão eficiente e controle dos rejeitos radioativos garantem a segurança da operação no complexo de Angra dos Reis

Os protocolos de segurança são rígidos – Imagem: Eletronuclear/MME
Apoie Siga-nos no

Quando se fala em rejeitos radioativos, o que vem à mente de grande parte da população brasileira é um estigma negativo. O que poucos sabem, porém, é que todo material gerado pelas usinas nucleares é monitorado cuidadosamente em seus estágios de vida. Para se ter uma ideia do controle, é como se cada item apresentasse seu próprio CPF.

Mesmo assim, ao contrário da pessoa física que pode circular livremente por aí com seu documento de identificação, os rejeitos radioativos ficam em um só lugar e jamais saíram da área controlada na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, em mais de 40 anos de trabalho. Os protocolos de segurança vão além e eles recebem um armazenamento apropriado, a depender das especificidades, garantindo que a população e o meio ambiente não corram quaisquer riscos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo