Cultura

assine e leia

Um épico em tom de conto de fadas

A partir de dois personagens ficcionais e de um olhar para a natureza, ‘O Pacto da Água’ relata 70 anos da história da Índia

Autor. Verghese, filho de indianos, nasceu na Etiópia e atuou como médico nos EUA – Imagem: Jason Henry
Apoie Siga-nos no

“O lar da jovem noiva e do noivo viúvo fica em ­Travancore, no extremo sul da Índia, entre o Mar Arábico e os Gates Ocidentais (…). A terra é moldada pela água e um idioma comum une o povo ­dali: o malaiala.”

Assim adentramos ao mundo de O ­Pacto da Água, de Abraham Verghese. No ano de 1900, uma menina de 12 anos, ­Mariamma, pega um barco para se casar com um viúvo de 40. Mais tarde, ­Mariamma se tornará a Grande ­Ammachi, a matriarca da propriedade localizada na cidade de Parambil, em Kerala.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo