CartaCapital

assine e leia

Drogas/ Vitória de Pirro?

O STF descriminaliza posse de maconha e Arthur Lira prepara revide na Câmara

Imagem: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

Depois de nove anos de julgamento, o Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira 26, descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal e definir uma quantidade mínima da droga para diferenciar usuário de traficante. O processo começou a ser julgado em 2015 e foi paralisado em diversas ocasiões por pedidos de vista dos ministros da Corte.

Inicialmente, o relator Gilmar Mendes defendeu que a medida fosse estendida para todas as drogas, por entender que a persecução penal de usuários e dependentes químicos compromete medidas de prevenção e redução de danos, além de provocar o inchaço dos presídios no Brasil, que já possui a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos EUA e da China. Depois, o magistrado decidiu restringir a descriminalização apenas à maconha, ajustando-se à tendência da maioria de seus colegas.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo