Justiça
Motoristas decidem suspender greve de ônibus em São Paulo
Uma nova reunião ainda deve acontecer nesta quarta-feira para confirmar os termos do acordo entre os trabalhadores e as empresas de ônibus
![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2024/07/onibus_SP.jpg)
O sindicato dos motoristas de ônibus da cidade de São Paulo decidiu suspender a greve da categoria que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira 2. A informação foi revelada por Edvaldo Santiago da Silva, presidente do sindicato da categoria.
“Nós avançamos bastante, por isso estamos propondo a suspensão da greve que estava programada para meia noite de hoje. Nós vamos voltar na quarta-feira para discutir”, disse. Segundo ele, a categoria conseguiu avançar nas principais reivindicações, inclusive pela jornada de trabalho de 6h30 com 30 minutos de intervalo.
Os termos do acordo, entretanto, ainda não foram divulgados. A decisão, poucas horas antes do início oficial da paralisação, acontece após uma reunião frustrada entre empresas de ônibus e a entidade.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Milton Leite (União), se reuniu nesta noite com representantes do Sindmotoristas e da SPUrbanuss, o sindicato patronal, para costurar um acordo.
“Avançamos a pedido das duas partes, patronal e sindicato, caminhamos na direção na construção de um acordo imediato para a suspensão da greve, avançamos na discussão dos pontos divergentes, o que vai permitir suspender a greve e praticamente encerrar a mesma”, afirmou Leite.
Após o anúncio da paralisação, a prefeitura chegou a estabelecer a suspensão do rodízio municipal de veículos ao longo de toda a quarta-feira.
Antes do anúncio da suspensão da greve, o sindicato das empresas de ônibus tinha oferecido um reajuste salarial de 3,6% aos trabalhadores, além de “eventual variação salarial definida pela Fipe, no salariômetro”, parâmetro que tem sido rejeitado pelos motoristas.
Já o sindicato da categoria pedia a jornada de trabalho de 6h30 com 30 minutos de intervalo remunerado; ticket-refeição de 38 reais diários; participação nos lucros e nos resultados; e seguro de vida de dez salários mínimos para o motorista e de 5% sobre o valor vigente para os demais trabalhadores.
A capital paulista tem uma frota de 12,2 mil ônibus, que operam 1.304 linhas. Em março deste ano, foram transportados, em média, 7,2 milhões de passageiros em dias úteis, segundo a SPTrans.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.
Leia também
![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2024/07/usp_formatura_estudante-300x180.jpg)
TJ-SP condena estudante da USP por desviar R$ 1 milhão de formatura
Por CartaCapital![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2023/09/close-up-finger-pointing-at-phone-screen-300x200.jpg)
Uber volta a pedir ao STF suspensão de processos sobre vínculo empregatício de motoristas
Por CartaCapital![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Boulos-300x185.jpg)
Ex-comandante da Rota será consultor de segurança na campanha de Boulos em São Paulo
Por CartaCapital![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2024/04/guilherme-boulos-e-ricardo-nunes-300x173.png)