Política

Datafolha reforça equilíbrio entre Nunes e Boulos na disputa em São Paulo; confira os números

A disputa pelo terceiro lugar também é acirrada, com três candidatos em destaque

Pesquisas apontam que Nunes e Boulos disputarão voto a voto as eleições em SP. Fotos: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil e Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 5 reforça o cenário de equilíbrio na disputa pela prefeitura de São Paulo, com empate técnico entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Confora os números do principal cenário estimulado:

  • Ricardo Nunes (MDB): 24%;
  • Guilherme Boulos (PSOL): 23%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 11%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 10%;
  • Tabata Amaral (PSB): 7%;
  • Marina Helena (Novo): 5%;
  • Kim Kataguiri (União): 3%;
  • Altino (PSTU): 1%;
  • Ricardo Senese (UP): 1%;
  • João Pimenta (PCO): 1%;
  • Fernando Fantauzzi (DC): 1%;
  • Branco/Nulo: 10%;
  • Não sabem: 3%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em maio, Boulos tinha 24% e Nunes registrava 23%. Datena e Marçal oscilaram três pontos para cima, enquanto Tabata e Kim foram um para baixo.

Em um desenho alternativo, sem Datena e Kim, Nunes lidera com 26%, enquanto Boulos registra 25%. Na sequência, aparecem Marçal (12%), Tabata (9%), Marina (7%), Pimenta (2%), Senese (1%), Fantauzzi (1%) e Altino (1%).

Na modalidade espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Boulos tem 14%, contra 8% de Nunes (mais 3% que mencionaram “o atual prefeito”), 3% de Marçal, 2% de Datena, 2% de Tabata e 1% de Kim. Neste cenário, porém, 55% dos eleitores ainda não saberiam em quem votar.

Boulos é alvo do índice mais expressivo de rejeição: 33% responderam que não votariam nele de jeito nenhum, ante 29% de Marçal e 24% de Nunes. A seguir estão Kim (22%), Datena (2%), Pimenta (18%), Altino (17%), Tabata (16%), Marina (12%), Fantauzzi (12%) e Senese (10%).

Segundo turno

De acordo com o Datafolha, Nunes venceria Boulos no segundo turno por 48% a 38%, com um reforço dos eleitores de Datena e Marçal. Nessa configuração, 12% projetam voto em branco ou nulo e 2% não sabem responder.

A pesquisa indica que 52% dos que projetam voto em Datena escolheriam Nunes na segunda rodada, ante 33% que optariam por Boulos. A maior parte do eleitorado de Marçal (62%) também se aliaria ao prefeito.

Por outro lado, 56% dos que anunciam voto em Tabata no primeiro turno iriam com Boulos na segunda rodada, ante 33% que se juntariam a Nunes.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores entre a terça-feira 2 e a quinta 4. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo