Assinante

Ivan Baron, o ‘influenciador da inclusão’, discute realidade dos PcDs no CriaCast

Neste segundo episódio, o jovem de 25 anos saiu da pauta comum e contou ao ativista Raull Santiago um pouco mais sua trajetória

Apoie Siga-nos no

Nas redes sociais, Ivan Baron leva mais de meio milhão de seguidores a refletir sobre como elas veem e tratam pessoas com deficiência. Ivan Baron quer mais caminhando para ser um destaque na moda.

Neste segundo episódio do CriaCast, o influencer da inclusão saiu da pauta comum e contou ao ativista Raull Santiago um pouco mais sua trajetória, para além dos obstáculos impostos pelo preconceito capacitista.

“Uma das coisas que mais gosto é provocar através do primeiro encontro, da minha aparência”, destaca o jovem pedagogo potiguar de 25 anos. “Sou muito mais que a deficiência, que a paralisia cerebral.”

Para chamar atenção para outros atributos de sua identidade, Baron precisa, muitas vezes, oferecer um olhar crítico sobre a discriminação contra pessoas com deficiência. Dessa forma, se tornou conhecido dentro e fora das redes sociais.

Autor do livro Guia Anticapacitista, ele comenta que através das propostas de diálogos, muitas vezes iniciada na internet, já percebe pequenos avanços no cotidiano das ruas.

“Antes me paravam para perguntar o porque que eu usava bengala, agora me param para me perguntar qual a tinta que uso no meu cabelo, então está evoluindo aos poucos”, conta Baron à Raull.

Ele, assim como Santiago, foi escolhido para integrar o Conselho Jovem formado por oito pessoas, representando o Brasil no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) como um porta-voz de causas sociais necessárias para a construção de um País mais justo e democrático.

Como um bom ‘cria’, ele também comentou suas origens de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Através da visibilidade, um feito importante foi a possibilidade de trazer outras pessoas consigo para que elas também tenham seus talentos reconhecidos.

Foi o caso do estilista Victor Hugo, do coletivo Perambulante, um homem negro, LGBT e assim como ele, está nos debates sobre causas sociais.

“Eu fiz questão dele me vestir para a posse, porque ali era muito significativo alguém que está no ramo da moda produzir para um evento com aquela visibilidade”, diz Baron. Para quem não se lembra, Baron, foi uma das pessoas a subir a rampa presidencial com o presidente Lula (PT) neste terceiro mandato, representando as pessoas com deficiência.

Assista:

O episódio de estreia do podcast contou com a presença de Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, principal jornal das periferias do Brasil. Ouça e siga o CriaCast no Spotify e outras plataformas de streaming:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo