Intervozes

Intervozes: coletivo debate direito à comunicação social

Até que ponto novas ferramentas têm significado mais vozes circulando pelos meios de comunicação de massa do País?

Apoie Siga-nos no

A partir desta terça-feira 2, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social abre mais um espaço de diálogo para tratar do direito à comunicação. O blog, fruto de parceria com Carta Capital, publicará artigos semanalmente.

Celulares, tablets, computadores, televisores, rádios. Os instrumentos de comunicação nos rodeiam constantemente. Nos ônibus que circulam nas grandes cidades, vemos cada vez menos olhares passeando pelos arredores. Até as conversas nos bares parecem concorrer com as deflagradas pelos dedos ágeis sobre os teclados produzidos. Mas toda essa abundância de equipamentos e possibilidades comunicativas tem significado mais vozes circulando pelos meios de comunicação de massa? A liberdade de expressão tem sido efetivamente assegurada e, quiçá, expandida no Brasil?

São algumas das questões que o Intervozes pretende discutir neste blog, que tem como proposta ampliar o diálogo sobre comunicação, entendida não apenas como técnica, meio ou instrumento, mas também como um direito fundamental de cada cidadão e cidadã.

Em uma sociedade em que os meios se tornaram peças chave na arquitetura de poder atual, a mídia não pode continuar sendo apropriada por uma parcela minúscula da população. No maior país da América Latina, no entanto, cerca de 90% das emissoras de televisão comerciais são afiliadas de cinco grandes grupos comerciais. Em muitas cidades, a falta de exibição de programas locais faz com que seja mais fácil descrever as ruas do Leblon do que as do bairro vizinho. Mulheres, negros, homossexuais, povos indígenas e movimentos sociais, de forma geral, conhecem bem os frutos desse cenário: a imposição do silêncio, a distorção, a criminalização. Enquanto isso, o acesso à internet continua fora do alcance de metade da população brasileira.

No ano em que o Intervozes comemora dez anos de vida e no momento em que diversas organizações e movimentos – tendo à frente o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) – se engajam na campanha que pretende coletar mais de 1 milhão de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei da Mídia Democrática, é importante ampliar a discussão sobre essa agenda e ouvir as demandas das vozes que, historicamente, foram suprimidas do debate público.

Por isso, traremos para este espaço questões como a cobertura da mídia, políticas públicas que interferem no setor, experiências de ativistas e movimentos sociais na produção da comunicação alternativa, impacto das novas mídias nas relações sociais, entre outros. Temas que queremos compartilhar e debater.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar