Parlatório

Governo estuda taxar grandes fortunas

Depois de ajustes que atingiram trabalhadores, bancada do PT no Senado exigiu que governo incluísse medidas que cheguem ao “andar de cima”

Nelson Barbosa: "Vai haver medidas que vão atingir o andar de cima"
Apoie Siga-nos no

O governo federal também pretende mexer no bolso dos milionários com o pacote fiscal preparado para ajustar as contas públicas, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em uma reunião do PT no Senado na quarta-feira 25. O conteúdo da reunião foi confirmado pela senadora Gleisi Hoffmann (PR), segundo o jornal Folha de S.Paulo.

A decisão teria sido uma resposta à pressão de congressistas petistas, que pedem ao governo ajustes também sobre pessoas ricas, uma vez que as medidas anunciadas até agora atingem apenas os trabalhadores.

Segundo Gleisi, a bancada petista argumentou na reunião que “seria muito importante que tivéssemos medidas que atingissem quem tem renda maior na sociedade, seja na área de impostos ou outras medidas.” O ministro teria respondido: “estamos estudando e vai haver medidas que vão atingir o andar de cima”.

A senadora não detalhou que medidas são essas, mas espera-se que seja criado um tributo sobre grandes fortunas. O governo deve, com isso, acalmar o PT e aliados de esquerda, descontentes com mudanças no seguro-desemprego, por exemplo.

Outros ministros participaram da reunião com Babosa: Manoel Dias (Trabalho), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo