Parlatório

Instituto Lula é alvo de ataque a bomba; Assista

Imagens das câmeras de segurança mostram momento em que artefato é atirado de carro em movimento contra portão da sede

No vídeo não é possível enxergar a placa do veículo, mas policiais estão investigado o ataque
Apoie Siga-nos no

A sede do Instituto Lula, no Ipiranga, em São Paulo, foi atacada por volta das 22h desta quinta-feira 30. Um artefato explosivo foi arremessado de dentro de um carro contra um portão de garagem da sede. Por conta do horário, ninguém ficou ferido. O instituto classificou o ato de “ataque político”. 

A assessoria de imprensa do ex-presidente informou também que comunicou o fato às polícias Civil e Militar, ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Morais, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.  No comunicado divulgado nas redes sociais, o instituto diz que “espera que os responsáveis sejam identificados e punidos”.

A Secretária de Estado da Segurança Pública de São Paulo confirmou, por nota, o ataque à sede do instituto, que fica no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista. De acordo com o comunicado, os danos materiais foram pequenos e as investigações já foram iniciadas. A nota acrescenta ainda que o titular da secretaria, Alexandre de Moraes, conversou hoje pela manhã com o ministro da Justiça.

Em nota, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, classificou o ataque ao instituto como uma “agressão à democracia”. “São inaceitáveis esses atos de violência e intolerância no nosso país”, disse Rossetto, que defendeu imediata apuração do ocorrido. “O Brasil tem um histórico de diálogo pacífico e rejeição a atos violentos, que esperamos que continue e seja ampliado”, disse o ministro.

Assista ao vídeo:

*Com informações da Agência Brasil


ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar