Psicodelicamente

Revista digital independente de jornalismo psicodélico, apoiada pelo ICFJ (International Center for Journalists), que agora passa a ser também um blog quinzenal no site da CartaCapital

Psicodélicos e cannabis serão tema de debate no congresso da Abraji

Autor do blog Psicodelicamente, o jornalista Carlos Minuano participará do painel no evento de jornalismo investigativo que acontecerá em SP de 11 a 14 de julho

Apoie Siga-nos no

Os desafios da cobertura jornalística sobre psicodélicos e cannabis serão tema de debate na 19ª edição do Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontecerá de 11 a 14 de julho, no campus da ESPM, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

O painel “Uma nova era na cobertura sobre cannabis e psicodélicos no Brasil e América Latina” será no terceiro dia do evento, dia 13, das 11h30 às 13h. Participarão do debate os jornalistas Carlos Minuano, autor do blog Psicodelicamente da CartaCapital, Bruno Torturra, idealizador da Mídia Ninja e fundador da plataforma Fluxo, e Marcelo Ayala, fundador do site Paralelo, do Equador. A conversa será mediada por Jéssica Souto, diretora executiva da organização Movimentos.

O debate abordará as oportunidades e os impactos do novo momento na cobertura jornalística sobre cannabis e psicodélicos, embalado pelo chamado “renascimento psicodélico” – uma retomada em grande escala das pesquisas científicas com psicodélicos como psilocibina, ayahuasca e LSD.

Novos estudos estão acumulando evidências sobre o potencial dessas substâncias para o tratamento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, e doenças como Parkinson e Alzheimer, entre outras. Os convidados falarão sobre as tendências atuais nessa área e a relevância do jornalismo na disseminação de informações precisas e na promoção de discussões fundamentadas sobre o assunto.

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terá mais de 150 atividades em formato híbrido, incluindo palestras, oficinas e debates distribuídos em trilhas temáticas. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de julho na ESPM-SP (presencial) e na plataforma congresso.abraji.org.br (online). Os preços dos ingressos variam de R$ 40 a R$ 100.

Combate à desinformação

A Psicodelicamente é uma revista digital independente criada pelo jornalista Carlos Minuano em junho de 2022, com apoio da Abraji, do Meta Journalism Project e do ICFJ (International Center for Journalists) através do programa Acelerando a Transformação Digital. “O objetivo é combater a desinformação que permeia o tema das drogas e também ser uma janela aberta para novas perspectivas e olhares”, diz o jornalista.


Minuano escreve sobre psicodélicos há mais de duas décadas para diversos meios de comunicação. Sua primeira reportagem sobre o tema foi publicada na revista CartaCapital, em março de 2010, a respeito do assassinato do cartunista Glauco Villas Boas, que dirigia uma igreja do Santo Daime em São Paulo. O grupo utiliza a bebida psicoativa ayahuasca em seus cultos. Parte da grande imprensa, na época, fez uma cobertura enviesada do crime, espalhando desinformação sobre os efeitos do chá amazônico.

A parceria com a CartaCapital começou em outubro de 2022, com a publicação de uma reportagem especial sobre os impactos da globalização da ayahuasca para os povos indígenas da Amazônia peruana. A reportagem teve apoio do Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center e do Fundo de Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas, da Fundação Gabo e Open Society Foundations.

Em dezembro, Psicodelicamente e CartaCapital lançaram a série “Yes, nós temos ciência psicodélica”, com apoio do Instituto Serrapilheira. Reportagens especiais mostraram como os psicodélicos chegaram ao momento atual de entusiasmo e efervescência no campo científico brasileiro. Desde outubro de 2023, Psicodelicamente tornou-se um blog no site da revista.

SERVIÇO:

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscrições: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.