CartaCapital

Fechamento: Bolsonaro e a cruzada ensandecida contra “o inimigo interno”

O processo de militarização do governo ganhou novos contornos. Assista ao programa ‘Fechamento’

Apoie Siga-nos no

Na edição 1095 de CartaCapital, que chega às bancas nesta sexta-feira 28, o repórter André Barrocal narra a cruzada ensandecida de Jair Bolsonaro contra “o inimigo interno”: ele militariza o governo, chama a população às ruas contra o Congresso e abre sua guerra particular (mas nem tanto). As Forças Armadas, é indispensável dizer, são o fator chave na estabilidade do governo e do presidente.

Mas há resistência neste país: Mino Carta e  o editor Rodrigo Martins comentam os atos de bravura dos irmãos Ciro e Cid Gomes ao enfrentar o levantamento de milícias no estado do Ceará. Se de um lado os filhos de Bolsonaro e deputados da “bancada da bala” aliam-se para justificar os policiais amotinados, de outro os Gomes alinham-se ao governador Camilo Santana e formam um sopro de otimismo em um Brasil sob ataque.

O surto do novo coronavírus na Itália e a confirmação do primeiro caso no Brasil também estão na edição da semana. Giulio Lancelotti traz relatos de Milão, na Itália, de como o governo local tem tomado medidas drásticas para combater o avanço da doença.

Quer saber mais? Assista ao Fechamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo