Carta Explica

CartaCapital estreia série especial sobre a Reforma Tributária; assista agora

Após três décadas de tramitação, o Congresso aprovou a proposta. Entenda o que muda, quais são os impactos na economia e quem são os principais afetados

Apoie Siga-nos no

Manicômio tributário. É assim que muitos especialistas e gonvernantes sempre definiram o sistema de arrecadação e distribuição de impostos no Brasil. Depois de quase trinta anos debates, sai do papel uma Reforma Tributária que promete aliviar esse cenário.

Ao longo do último ano, deputados, senadores e Executivo conseguiram articular um consenso para que a unificação de impostos seja uma realidade. 

Mas, na prática, o que isso quer dizer?

Para explicar o que muda com a reforma, CartaCapital produziu uma série especial, em parceria com Sebrae, que traz um panorama sobre o presente e o futuro da economia brasileira a partir dessa mudança. 

No primeiro episódio, são destrinchados os motivos de ter uma nova tributação das mercadorias e dos serviços. Um dos pontos-chave levantados é o da simplificação, para que o Brasil deixe de ter uma quantidade de impostos diferentes e regras que variam entre estados e municípios. 

Entenda: 

No segundo episódio, o foco é entender quais os setores serão mais beneficiados com a medida. E principalmente, como fica a vida dos 9 milhões de micro e pequenos empresários brasileiros, que hoje são os responsáveis por 53,4% do PIB do setor de comércio no País.

Saiba mais: 

O último episódio da série mostra como a reforma deve ser sentida pela sociedade nos próximos anos. Uma vez que a mudança começará a entrar em vigor apenas em 2026 e só terminará em 2033. 

Assista na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo