CartaExpressa

Anvisa recomendou testagem de passageiros internacionais, mas governo ignorou

Portaria ignora recomendação

Testes sorológicos de covid-19 não são mais obrigatórios para planos de saúde. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O governo federal ignorou recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que todos os passageiros internacionais que chegassem ao Brasil mostrassem a testagem negativa para Covid-19.

De acordo com o jornalista Gerson Camarotti, do G1, a agência queria incluir “apresentação, antes do embarque, de documento comprobatório de realização de teste laboratorial (RT-PCR), para rastreio de infecção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, realizado com 72 horas anteriores ao momento do embarque.”

No entanto, na Portaria 615/2020, que regulou uma restrição extraordinária para o fim de ano, não há menção a necessidade de testes.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.