CartaExpressa

Após o PT, PCdoB, PDT, PSB e Rede declaram apoio a Baleia Rossi

As siglas afirmam ter ‘a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas’

O deputado federal Baleia Rossi (DEM-SP). Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Logo após o anúncio de que o PT decidiu apoiar o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para a presidência da Câmara, partidos de oposição a Jair Bolsonaro divulgaram uma nota em que também oficializam o endosso à candidatura do emedebista.

PCdoB, PDT, PSB, PT e Rede enumeram compromissos assumidos por Baleia Rossi, concorrente de Artur Lira (PP-AL) e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro: “defender a Constituição, proteger a democracia e as instituições, garantir a independência do Poder Legislativo, lutar pelos direitos do povo brasileiro e assegurar a soberania nacional”.

“Tais compromissos, assumidos também pelo candidato a presidente da Câmara que decidimos apoiar, deputado Baleia Rossi, orientará nossa atuação parlamentar, em estrito cumprimento dos mandatos que a população nos conferiu”, diz o documento dos partidos.

As siglas ainda afirmam ter “a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira, e de lutar para que nosso povo possa ter resguardados o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e quilombolas, entre outros direitos essenciais”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.