CartaExpressa

Arquidiocese de Belém diz não ter convidado Bolsonaro para celebração Círio de Nazaré

Durante o ato, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada numa embarcação da Marinha e levada de um distrito até o centro da capital paraense

Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

Após o presidente Jair Bolsonaro confirmar que participaria do Círio de Nazaré, uma celebração da igreja Católica, neste sábado 8, a Arquidiocese de Belém informou, em nota, não ter feito convite ao ex-capitão.

“O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiciocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características”, destacou o arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, em nota, onde menciona a presença de Bolsonaro.

“Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio, durante a romaria fluvial”, afirmou, ao destacar: “Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade, seja ao nível municipal, estadual ou federal. Entretanto, reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação”.

Durante a celebração, que acontece neste final de semana, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada numa embarcação da Marinha e levada de um distrito até o centro da capital paraense, seguida de jet skis e embarcações com capacidade para até 700 pessoas.

Adiante, o arcebispo metropolitano de Belém ainda destacou: “não desejamos e não permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário  das atividades do Círio”.

Bolsonaro mencionou a sua participação no Círio de Nazaré durante a sua live semanal: “Estamos aqui em Belém do Pará. Amanhã tem um evento religioso. Eu já participei do Círio de Nazaré quando era deputado. Amanhã participarei na parte fluvial. Nós vamos participar como cidadãos. No caso, eu sou católico e a minha esposa, evangélica. Não tem problema nenhum. Cada um tem a sua fé. Somos cristãos”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar