As primeiras reações de ministros do STF à indicação de Zanin

Cabe ao Senado confirmar a escolha anunciada pelo presidente Lula (PT)

O advogado Cristiano Zanin. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

Ministros do Supremo Tribunal Federal elogiaram nesta quinta-feira 1º a indicação de Cristiano Zanin à Corte. Cabe ao Senado confirmar a escolha anunciada pelo presidente Lula (PT), o que tende a ocorrer nas próximas semanas.

Questionado por jornalistas na chegada ao STF nesta tarde, o ministro Luiz Fux classificou a indicação como “ótima”.

O ministro André Mendonça, por sua vez, desejou “sorte” e “sucesso” a Zanin no Senado. “Eu entendo que é uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que a princípio eu entendo que ele tem”, disse o magistrado.

Já o decano do Supremo, Gilmar Mendes, definiu a escolha como “positiva” e se referiu a Zanin como “uma pessoa qualificada”. “Então, vai integrar-se bem ao Tribunal”, completou.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.