CartaExpressa

Blog bolsonarista Terça Livre anuncia fim das atividades

O anúncio ocorre poucos dias depois do fundador Allan dos Santos ter a prisão decreta por Alexandre de Moraes

Allan dos Santos. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado
Apoie Siga-nos no

O blog bolsonarista Terça Livre, fundado por Allan dos Santos e Italo Lorenzon, anunciou no fim da noite desta sexta-feira 22 que encerrou as atividades.

O anúncio foi feito por Italo Lorenzon nas redes sociais. Após a publicação, o blog já foi retirado do ar.

Na postagem, Lorenzon não explica os motivos oficiais que levaram ao fechamento do blog. O anúncio, no entanto, ocorre dias depois do fundador Allan dos Santos ter a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Allan é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. O primeiro apura a divulgação de notícias falsas e ataques aos ministros do tribunal. No segundo inquérito, Allan é investigado por atuar com uma milícia digital para promover atos antidemocráticos e atacar instituições.

O blogueiro bolsonarista está atualmente nos Estados Unidos, onde sua situação é ilegal. O magistrado pediu ainda que o Ministério da Justiça inicie o processo de extradição do blogueiro, ordenando que o mandado de prisão seja incluído na lista da Interpol.

Na sexta-feira, horas antes do anúncio do fim do blog, o Youtube também removeu outro canal ligado ao Terça Livre. O perfil chamado Artigo 220 vinha sendo usado pelo blogueiro para driblar os bloqueios impostos por Moraes ao canal oficial do blog.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.