Ciro: Lula não resiste a qualquer candidato que não seja Bolsonaro

De acordo com o pedetista, o ex-presidente 'sabe que eu indo ao segundo turno, ele perde'

Lula e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP

Apoie Siga-nos no

O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que o ex-presidente Lula (PT) só vence a eleição deste ano se for para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

“Lula não resiste a qualquer candidato que não seja Bolsonaro. E Bolsonaro não resiste a qualquer candidato, inclusive o Lula. Mesmo assim, o mais fácil para Bolsonaro é enfrentar o Lula”, disse o pedetista em entrevista publicada nesta segunda-feira 1 pelo jornal Valor Econômico.

Na conversa, Ciro repetiu o cálculo que tem feito para chegar ao segundo turno e reforçou que vence o petista caso chegue lá.

“Nós, operadores da política, tentamos construir os fatos da maneira como gostaríamos. Meu esforço é construir o seguinte: quem era o (Wilson) Witzel dez dias antes da eleição no Rio? Quem era o (Romeu) Zema em Minas?”, recorda em referência à eleição de 2018. “Por isso Lula é tão angustiado. Por que não fica quieto? Por que está atrás de excluir a candidatura da Simone, do Janones, atrás de acordo? Porque ele é um campeão. Sabe que eu indo ao segundo turno, ele perde”.

 


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

sonival alves bezerra 1 de agosto de 2022 18h01
Que o Ciro tenha as suas razões em alguns casos, não discuto. Agora, ter razões para tentar fazer as pessoas de desentendidas, coisa que ele mesmo reclama dos outros, não é demais isso aí? E se o Ciro chegar lá? Bom, pode ser, desviando-se das previsões atuais. A quem o Ciro está ajudando com o seu arquivo pessoal de artilharia? Ou, de quem ele pensa que vai tirar votos? Na política, todo mundo sabe que se vive de acordos e negociatas, o que é lamentável, principalmente porque rola muita grana. O Ciro se diz honesto! a turma também está inserida nesse contexto, meu caro Ciro? Gostaria de perguntar ao Ciro: por que as principais lideranças inclusive ele, talvez na maioria, são todos milionários? Não estou duvidando da honestidade do Ciro. Que fique claro isso. Os poderes atuais no Brasil, principalmente Executivo e Legislativo, será que já teve pior?

Relacionadas

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.