CartaExpressa

Comissão nega recurso e Gabriel Monteiro pode ser cassado nesta quinta

O vereador é investigado pelos crimes de estupro e assédio

Créditos: Fernando Frazão / Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro rejeitou, nesta quarta-feira 17, um recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro (PL) contra o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar favorável à sua cassação.

O vereador argumentou a existência de irregularidades na fase de instrução. No entanto, a comissão e a assessoria jurídica da Casa analisaram o processo e concluíram que não houve anormalidade na condução dos trabalhos. 

A expectativa é de que a votação por quebra de decoro aconteça nesta quinta-feira 18, às 16h. Para cassar o mandato de Monteiro será necessário o endosso de dois terços dos vereadores, ou seja, 34 votos.

Também está na mesa uma suspensão do mandato. Neste caso, é preciso formar maioria absoluta, ou seja, 26 votos dos 50 possíveis.

Gabriel Monteiro é investigado por acusações de estupro, assédio e por forjar vídeos na internet.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar