CartaExpressa

De saída, secretário de Trump homenageia Ernesto Araújo nas redes

‘Eu, você, liberdade. Começa o jogo’, escreveu Mike Pompeo

O secretário de estado americano, Mike Pompeo, e o chanceler Ernesto Araújo (Foto: Ministério das Relações Exteriores/Flickr)
Apoie Siga-nos no

A poucas semanas de deixar o cargo, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, publicou nesta segunda-feira 4 uma pequena declaração ao chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, em sua página no Twitter.

“Não existe ministro das Relações Exteriores mais amante da liberdade do que você, Ernesto. Eu, você, liberdade. Começa o jogo.”, publicou Pompeo em conjunto com uma série de fotos de encontros dos dois.

Araújo é um dos representantes da chamada “ala ideológica” do governo de Jair Bolsonaro e sofreu um revés com a vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas. O governo brasileiro foi um dos últimos a reconhecer a derrota de Donald Trump.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.