CartaExpressa

Eduardo Bolsonaro posta vídeo que atribui a mulheres o desabamento em São Paulo

‘Procuro sempre contratar mulheres”, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro?’, ironizou em suas redes sociais

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Eduardo Bolsonaro ironizou a atuação de mulheres nas obras da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo. Ele compartilhou um vídeo nas redes sociais que liga um desabamento ao lado das obras à presença feminina nas equipes.

A montagem recorre a trechos de um filme institucional publicado pela Acciona, responsável pelas obras, em dezembro de 2020. O material original destacava a participação de mulheres no empreendimento.

“‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro?”, questionou Eduardo Bolsonaro em suas redes sociais.

O filho do presidente Jair Bolsonaro emendou: “Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc”.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a Acciona afirmou que “considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras”. Também declarou que “lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais” e “estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso”.

O Instituto de Engenharia de São Paulo também repudiou a atitude do deputado, afirmando que a publicação ‘desmoraliza’ as mulheres que trabalham na Acciona.

“É inadmissível que esse tipo de mensagem seja compartilhada por qualquer pessoa. É um desserviço à sociedade, à evolução e um verdadeiro DESRESPEITO e DISCRIMINAÇÃO às profissionais envolvidas, quer engenheiras ou não”, pontuou, em nota.

O Instituto de Engenharia, por meio de seu Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia, pede por respeito. Esse é o ingrediente essencial na construção de um futuro melhor em qualquer esfera da sociedade”, acrescentou o instituto.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar