CartaExpressa

Empresas de petróleo são poupadas de relatórios anticorrupção nos EUA

Regras mais rígidas poderiam colocar as empresas americanas em desvantagem competitiva no mundo, argumentou grupo de lobby

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

As empresas de energia, petróleo e mineração que têm sede nos Estados Unidos serão poupadas de relatórios anticorrupção na União Europeia e Canadá. A informação é do Financial Times.

De acordo com a publicação, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adotou regulamentos mais brandos após atuação de grupos d elobby que representam as principais empresas como Chevron e ExxonMobil.

Segundo a reportagem, o grupo American Petroleum Institute argumentou que regras mais rígidas colocavam as empresas americanas em desvantagem competitiva em muitas partes do mundo.

Com a decisão da SEC na última quarta-feira 16, as empresas não serão obrigadas a relatar pagamentos associados a contratos de projeto específicos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.