CartaExpressa

EUA anunciam nova doação de US$ 47 milhões para o Fundo Amazônia

Recriação da estrutura de governança do Fundo Amazônia foi um dos primeiros atos de Lula em 2023

Vista aérea do rio Itacoai na Terra Indigena Vale do Javari (Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real)
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos anunciam o fornecimento de mais uma parcela de 47 milhões de dólares (cerca de 256 milhões de reais) ao Fundo Amazônia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 5 pela embaixada dos EUA no Brasil.

Essa nova parcela completa a entrega inicial de 50 milhões de dólares ao Fundo, parte do compromisso de 500 milhões de dólares feito pelo presidente Joe Biden em abril de 2023.

Em nota, o governo dos EUA parabenizou o governo Lula (PT) pela queda no desmatamento. “O combate à crise climática é um pilar da parceria do governo dos EUA com o Brasil. Estamos orgulhosos de apoiar esses esforços para combater o desmatamento”, disse.

A recriação da estrutura de governança do Fundo Amazônia foi um dos primeiros atos do presidente Lula em 2023. O movimento permitiu, além de novas doações, um aumento na lista dos países doadores.

A maioria dos recursos recebidos vem da parceria com o Reino Unido. Outros países como Noruega, Alemanha e Suíça também já fizeram doações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.